CÂNCER DE MAMA NO ALVO DA MODA | Criativa & IBCC

Falar de câncer, de doações, é assunto difícil e constrangedor. Era necessário contrapor à doença a esperança, à morte a vida.

Então, por que não contrapor aos hospitais as passarelas? Isso foi obtido pelos americanos com o uso de jovens, belas e famosas top models, vestindo a camiseta do alvo e transformando-a em objeto de desejo de parcela da população.

O mesmo conceito deveria ser utilizado no Brasil, agregando-se o discurso conscientizador sobre a doença e as formas de preveni-la.Nos EUA, a mensagem da campanha era resumida na frase: Help us target breast cancer.

Na transposição a equipe de criação da Criativa utilizou a mensagem Entre na moda contra o câncer de mama, reforçada pelo slogan: O CÂNCER DE MAMA TEM CURA SE VOCÊ SE TOCAR.

CRIATIVA | O Câncer de Mama no Alvo da Moda from Criativa on Vimeo.

Em decorrência dessa ampliação do conceito original, novas peças e textos foram incluídos na versão brasileira, como o filme para a TV onde uma bela modelo simula o auto-exame e o cartão de plástico que acompanhava a camiseta e ensinava as mulheres como realizá-lo.

Resultados

  • Resultados Quantitativos

Venda de camisetas: foram vendidas 403 mil camisetas, significando a doação de U$ 2,015 milhões em doações. Com leilões, esse número sobe para U$ 2.250 milhões. Esse valor representou mais de 100% do volume anual de doações regulares ao IBCC. Ainda, 10% deste valor foi repassado ao CFDA, para programas semelhantes nos EUA, a título de remuneração de direitos autorais.

  • Resultados Qualitativos

O principal resultado qualitativo que obtivemos coma a campanha foi a conscientização da população brasileira. As mesmas pessoas que compraram a camiseta do alvo receberam o cartão de auto-exame. Milhões de pessoas foram atingidas pelas mensagens publicitárias e pelas notícias e matérias da campanha.

O modelo utilizado na campanha, onde a iniciativa privada, sem a participação financeira do Estado, se mobiliza para apoio a entidades filantrópicas e para a busca de soluções ao problemas que atingem a população, provou-se eficaz e abriu caminho para outras ações da mesma natureza.

A campanha Fashion Targets Breast Câncer Brasil foi considerada um sucesso pela CFDA Foudation. Prova disso é que, imediatamente após o encerramento da campanha no Brasil, os licenciadores americanos credenciaram a Criativa Propaganda a desenvolver as mesmas ações na Argentina, o que aconteceu no início de 1996.

O reconhecimento no Brasil veio através da premiação deste case da Criativa Propaganda no Marketing Best de 1995. versões São Paulo e Rio de Janeiro, aliás fato inédito na história do concurso, já que a Criativa não foi premiada como agência de propaganda e sim como empreendedora de uma ação efetiva de marketing social.

Em 2013, a Ogilvy fez um novo VT para o IBCC relembrando o sucesso da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”. Confira.

IBCC | Câncer de Mama no Alvo da Moda – 2013 – Ogilvy from Criativa on Vimeo.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Outros trabalhos

Campanha Pense

Educação financeira, muitas vezes, parece um assunto distante da população, mas reeducar as pessoas, que gastam além do que podem e precisam, é uma tarefa imprescindível para evitar futuros superendividamentos. Dessa forma, o Procon Vitória, que tem como objetivo promover e desenvolver uma política de proteção e defesa dos consumidores, baseada na educação para o consumo consciente e sustentável, elaborou uma campanha de consumo consciente diferente, amistosa e simpática, com

Leia mais »

Campanha Natal Procon Prefeitura de Vitoria

Natal é magia, amor e carinho. E para celebrar mais um Natal do Procon Vitoria, Prefeitura de Vitória, nós da Criativa Propaganda criamos uma campanha linda que fala sobre a importância de fazer feliz quem a gente ama. Um dos caminhos para que isso aconteça é prezar pelo bem das pessoas e guardar sempre a Nota Fiscal. Conte sempre com o Procon Vitoria apara garantir seus direitos de consumidor. Boas

Leia mais »

É Nosso!

A gente também foi, porque o Sicoob também é nosso. A Criativa, que também é associada ao Sicoob, assinou a nova campanha de Apresentação dos Resultados do Sicoob ES. A ideia foi resgatar o sentimento de pertencimento, já que os cooperados são os próprios donos do Sicoob. A campanha contou com filme, spot de rádio, OOH, redes sociais e comunicação nas agências. Viu alguma peça desta campanha Criativa por aí?

Leia mais »

Cidade do Consumidor

O mundo encantado da Cidade do Consumidor para o Procon Vitória. A Criativa assina a nova campanha do Procon Vitória. Recém saída do forno, a ideia foi criar um evento especial para comemorar o Dia do Consumidor, ampliando a data e levando  conscientização, prestação de serviços e diversão para as famílias de Vitória. O conceito, criado pela Agência, é a Cidade do Consumidor, um lugar fantástico pensado em quem movimenta

Leia mais »