Vendas on-line ou sobreviver como loja física?

Como as empresas podem se aproveitar do marketing digital para lucrar tanto na internet, quanto em lojas físicas?

O consumidor mudou muito seu comportamento e o comércio on-line, além de uma realidade, já está virando um problema para diversas lojas que só vendem fisicamente.  Como trazer o consumidor digital para sua empresa física ou saber se é o momento certo de ter um e-commerce? A resposta é: trabalhe seu CRM com foco em métricas, conheça as tecnologias que podem criar novas experiências e, acima de tudo, saiba falar com seu consumidor na internet.

Em um mercado onde o cenário não é positivo e as pessoas evitam o consumo, é crescente o número de empresas que buscam o marketing digital como estratégia para aumentar suas vendas e fazer uma propaganda assertiva com menor custo. Mas, para empresas que atuam somente em locais físicos, é preciso ainda um toque de tecnologia e estratégia para aprimorar e atrair o consumidor.

Uma pesquisa recente mostrou que, nos Estados Unidos, as compras no varejo off-line ainda representam 78% do mercado, mas 87% das pessoas que adquiriam produtos nessas lojas tiveram seu consumo influenciado no ambiente digital. As empresas não conhecem a fundo o comportamento desse consumidor e não possuem CRM eficazes para traçar públicos distintos e aproveitá-los em ações on-line.

Para conseguir atingir esse público é necessária uma estratégia de marketing digital cada vez mais diferenciada, oferecendo ao usuário experiências que se estendem além da loja. Procure, através de ferramentas de segmentação, fazer promoções no ambiente on-line que atraiam seu consumidor até a loja, tais como um trabalho de segmentação de mídia, utilização de mídia programática, promoções exclusivas para usuários de redes sociais e retargeting.

É preciso entender o que se passa no ambiente digital, traçar uma boa estratégia e um plano digital para anunciar sua marca. Se sua empresa não possui uma verba para o digital, comece a pensar nessa possibilidade. Além disso, é preciso criar uma cultura de métrica: o marketing digital dá a possibilidade de se criar inúmeras métricas e acompanhar o resultado com um nível de detalhe extremo, onde é possível, de maneira rápida, traçar o perfil do seu consumidor, seu comportamento na rede e criar ações para ele chegar pessoalmente até você.

Vivemos uma era de convergência de canais, onde um canal deve conversar com o outro de maneira única. A empresa que procura um profissional de marketing com cultura digital e empresas de comunicação que fornecem estratégias integradas deverão ter prosperidade no negócio e nos meios on e off-line.

Leia mais em: http://www.proxxima.com.br/home/conectados/2015/03/Como-a-loja-fisica-sobrevivera-ao-ecommerce.html e http://www.proxxima.com.br/home/conectados/2015/03/26/Marketing-de-hoje-Profissionais-de-ontem.html

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