Presença online nas redes sociais: o que realmente importa?

Alexandre Moreira é especialista em marketing digital e diretor da Criativa Digital

Vivemos em uma era onde é inaceitável que empresas estejam, independente do tamanho, fora do meio on-line. As marcas, além de investir nesse meio, precisam saber utilizar e reutilizar funcionalidades e canais precisos para que esses signifiquem contatos, vendas ou percepção de valor.

É bem difícil achar consumidores que nunca acessaram ou buscaram informações sobre alguma empresa na internet. Sem contar aqueles que deixaram de consumir um produto por causa de mensagens negativas que lá encontraram sobre a marca. Mas como criar uma estratégia duradoura que otimize os gastos e atinja seu público nesse meio sem investimento constante de mídia?

É essencial destacarmos três pontos: o conteúdo próprio, a criatividade e a assertividade. No primeiro caso, é importante que sua marca levante conteúdos diferenciados e próprios. Gerar conteúdo realmente do interesse do seu público e direcioná-lo para um blog ou site é uma maneira comum e cada vez mais assertiva para as empresas. Mas não necessariamente criar novos conteúdos. É possível reutilizar mais de uma vez um conteúdo, explorando-o novamente em diferentes momentos.

Posts mais criativos trazem maior simpatia pela marca. Posts mais engajadores são aqueles, por exemplo, que trazem alguma controvérsia e fazem com que o usuário expresse sua opinião em relação ao assunto. Isso pode servir inclusive de base para pesquisa de comportamento do seu consumidor.

Por fim, é muito importante saber direcionar a mensagem para quem realmente interessa. O engajamento das marcas em redes sociais é cada vez menor e criatividade e conteúdo próprio não geram interesse por si só. É muito importante conquistarmos o público e torná-lo cativo. Analise o perfil dos seus usuários-chave, crie um personagem fictício que seja a cara da sua marca (brand persona) e invista mais tempo em conteúdo para ele. Ele ajudará sua marca a ganhar mais seguidores e visualizações.

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