Itambé usa transparência e agilidade para enfrentar crise

Criança morreu após consumir achocolatado envenenado de maneira criminosa e empresa se viu diante de uma série de boatos nas redes sociais e matérias negativas na imprensa.

Transparência e agilidade foram as ferramentas da empresa de laticínios Itambé para contornar a crise gerada depois que uma criança morreu envenenada ao consumir achocolatado da marca.

No dia 26 de agosto, a Vigilância Sanitária do Mato Grosso do Sul notificou a empresa de alimentos e logo ela enfrentou uma enxurrada de boatos nas redes sociais e matérias negativas na imprensa. Foram mais de 700 matérias publicadas e quase 25 milhões de pessoas impactadas com os conteúdos publicados.

Um comitê de crise formado por quase duas mil pessoas – entre profissionais das áreas de Relações Institucionais, Recursos Humanos, Produção e Marketing – foi acionado na mesma data, já emitindo um comunicado informando a notificação e ressaltando que a empresa estava em contato com as autoridades para esclarecimentos.

No dia 1º de setembro, a polícia de Cuiabá identificou que o caso se tratava de um crime – o achocolatado tinha sido envenenado com defensivo agrícola por um vizinho, que queria se vingar do pai da criança.

De acordo com o site Meio e Mensagem, a gestão da crise foi realizada em conjunto pela Itambé e seus fornecedores de serviços de assessoria de imprensa e marketing digital.

O presidente da empresa, Alexandre Almeida, lembra que desde o início todos tinham em mente a necessidade da transparência para contornar a situação.

“Montamos uma operação que envolvia o SAC, contatamos clientes e revendedores. Decidimos que não reduziríamos nosso padrão de atendimento e fizemos uma ação coordenada publicando nosso posicionamento nas redes sociais. Não deixamos de atender uma solicitação de imprensa sequer. Além disso, o grau de engajamento que tínhamos nas redes nos ajudou a nos comunicarmos com nossos consumidores.”

O case é exemplo também de como uma marca forte se torna capaz de enfrentar melhor as crises. “O caso, apesar de triste e trágico, nos mostrou o potencial de engajamento da marca e a importância de ter transparência”, disse o presidente.

Clique aqui e leia mais na entrevista ao Meio e Mensagem.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn