Estratégia de comunicação e distribuição inovadoras para novo produto da Apple

O Apple Watch, lançado no final de abril, traz inovações que vão além do produto

Há muitas formas de fazer propaganda sem, necessariamente, anunciar nos meios de comunicação. A Apple adota esse modelo há bastante tempo investindo prioritariamente em marca e design. Seguindo por esse caminho, angariou uma legião de fãs que fazem fila em suas lojas a cada lançamento que traga a maçã mordida. Entretanto, como inovação faz parte do core business da Apple, o novo dispositivo da marca ganhou uma estratégia digna de produto de luxo.

O primeiro anúncio do Apple Watch foi feito na revista Vogue, com direito a nada menos do que doze páginas sequenciais. Foram investidos de março até agora, R$ 36 milhões em publicidade. Tim Cook, o presidente-executivo da Apple, e Angela Ahrendts, a vice-presidente de varejo da companhia e antiga presidente-executiva da Burberry, respondem pela nova estratégia. Mais do que um relógio, o Apple Watch é a materialização do conceito Internet das Coisas. E, pelo jeito, das coisas de alto nível.

Diferentemente dos outros dispositivos, o smartwatch foi alçado à categoria de bem de luxo, colocando-o lado a lado das grandes marcas que frequentam os pulsos mais exigentes. Disponível apenas em nove países e somente nas lojas da Apple, algumas com hora marcada, a nova joia da marca de Steve Jobs certamente não será vista tão facilmente como os iPhones, iPods e iPads.

Assista ao filme do produto, onde ele parece ser bem mais acessível, contrariando sua estratégia de lançamento:

https://www.youtube.com/watch?v=qQcFvamzdno

Para saber mais (em inglês): http://www.newyorker.com/business/currency/apple-watch-luxury-shoppers

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