Ativação Social

Como empresas e ONGs estão utilizando guerrilha para engajar causas sociais.

Sabemos que desde o surgimento da internet, seguido do “boom” das redes sociais, ficou cada vez mais difícil para as marcas anunciar tradicionalmente. Sabemos também que as variadas ferramentas de advertisement digital fazem com que anúncios estejam em todos os lugares enquanto navegamos.

Nesse cenário, completamente digital, algumas causas deixaram sua característica eminentemente humana e começaram a procurar maneiras de interação que lhe rendessem uma boa repercussão. Registrar ações de guerrilha e ativação bem simples foram meios alternativos para alcançar as pessoas em momentos inesperados.

Um grande exemplo foi a ação de uma ONG que luta pelo fim da discriminação contra portadores de HIV, que espalhou pela cidade de São Paulo cartazes impactantes que se diziam soropositivos. A ação foi filmada e a sua repercussão foi alta nas redes porque uniu a tecnologia do meio digital ao calor humano da interação.

Outras ações semelhantes têm sido realizadas e obtido sucesso utilizando a mesma simplicidade. Confira alguns cases:

O cartaz HIV Positivo

Paparazzi Troll

Doa-se

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn