Alzheimer: a comunicação a serviço de uma causa

Três tentativas bem diferentes de divulgar e conscientizar sobre a doença de Alzheimer. O conteúdo fez toda a diferença.

Entre as diversas retrospectivas organizadas no final de 2014, uma delas foi um tanto confusa porque resolveu brincar com a nossa memória, provocando um sentimento de desconforto.

A ideia partiu de um grupo de publicitários holandeses para colaborar com a conscientização e luta contra a doença de Alzheimer, que afeta 15 milhões de pessoas em todo mundo.

O filme da campanha é simples e contou com baixo investimento. Ele reúne imagens de acontecimentos marcantes para a humanidade e uma trilha emocionante. Durante todo o filme fazemos um esforço de memória para encaixar os eventos no ano que passou. Somente no final do filme temos uma surpresa que justifica o nosso estranhamento.

Outra iniciativa a serviço da mesma causa foi a campanha americana da IMGembed em parceria com a Alzheimer’s Association. O vídeo da campanha trabalha com a emoção de imagens reais e convida as pessoas a reunirem as fotos de suas próprias histórias para que sejam disponibilizadas num banco de imagens – Unforgettable Collection – cujo lucro das fotografias será revertido para a causa.

As duas ideias exploram o conteúdo como estratégia de comunicação, seja ele construído por histórias universais ou pessoais. E o que nos causa identificação e emoção nos dois casos é o resgate dessas memórias.

No campo da propaganda tradicional, encontramos a campanha de 2013 da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), estrelada por Carlos Moreno, que conta com um depoimento do ator diante das câmeras. A campanha é assinada pela W/McCann e chama a atenção para a doença, mas não causa impacto e não nos provoca. Talvez o texto ou a própria escolha do formato não tenham sido muito felizes. Nesse caso, a ficção nos distanciou da emoção.

Para conhecer as campanhas mencionadas, confira os vídeos abaixo e saiba mais sobre  “Unforgettable Collection” clicando aqui.

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