A hora e a vez do público infantil

Séries, filmes, aplicativos: o mercado infantil está dizendo o que quer e como quer.

Na última semana de fevereiro, o YouTube – uma das maiores plataformas de visualização e compartilhamento de conteúdos na internet – lançou um app exclusivo para o público infantil, criando o YouTube Kids. Uma espécie de interface que dá acesso a conteúdos específicos para crianças. Por enquanto, a novidade está disponível apenas para o público dos Estados Unidos.

O aplicativo atende a uma demanda dos pais, que têm uma preocupação constante com o consumo de informações confiáveis por parte dos filhos, e responde ao crescimento expressivo das visualizações desse público na internet.

Enquanto os views do YouTube crescem em média 50%, as visualizações do público infantil crescem cerca de 200%. No Brasil, podemos perceber a força da fidelidade dessa turminha acompanhando fenômenos de audiência como a Galinha Pintadinha, que nasceu de forma despretensiosa e se transformou numa verdadeira galinha dos ovos de ouro. E a porquinha Peppa Pig, que já vendeu no mundo todo 15 milhões de brinquedos. Juntas, essas duas marcas dão origem a centenas de produtos infantis e movimentam milhões de reais.

De olho nessa audiência e motivadas pela Lei 12.485, que obriga a disponibilização de conteúdo nacional em todos os canais de TV, as produtoras brasileiras de audiovisual têm aumentado o investimento em conteúdo infantil. Quem saiu na frente, já colhe os frutos. A produção brasileira “Peixonauta” é o maior exemplo disso. Lançada no Canal Discovery Kids, em 2009, antes da nova lei, já foi vendida para 85 países.

Um levantamento feito pela Meio e Mensagem mostra que, nos últimos dois anos, 19 produções nacionais do gênero infantil estrearam nos canais pagos. Hoje o mercado está aquecido porque esse público representa uma parcela importante de consumidores.

O que explica tudo isso? Crianças são curiosas, têm tempo para ficar diante das telinhas e reagem aos estímulos do mundo moderno, com cada vez mais acesso a celulares e tablets.
Para ler mais sobre o lançamento do YouTube Kids, confira os links.

http://www.brainstorm9.com.br/55375/mobile/youtube-tera-app-para-android-focado-no-publico-infantil/

http://www.tecmundo.com.br/youtube/75358-google-lanca-oficialmente-youtube-kids.htm

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn