Tecnologia para pequenas empresas

Alexandre Moreira é Diretor de Digital da Criativa Comunicação Integrada

Precisamos falar sobre o big data. Especialmente o big data utilizado por empresas para prever vendas, lançar produtos e enfrentar crises. Diversas tecnologias captam, a todo instante, informações sobre você, seus gostos e hábitos de consumo, e isso tudo está sendo utilizado para que as empresas definam ações.

Vivemos um momento único para o marketing, especialmente o digital. É possível uma pequena empresa, com poucos recursos, atingir de maneira assertiva seu consumidor, com baixo investimento e alto grau de conversão. Mas precisamos ir mais a fundo e entender o que está por trás desses dados, como estão sendo captados e como utilizá-los.

Por exemplo, em maio de 2015 o Google lançou uma ferramenta que ajuda o governo dos EUA a prever epidemias. Ela basicamente percebe quando há um aumento significativo nas pesquisas de determinados sintomas em uma mesma região, presumindo assim que estaria surgindo uma possível epidemia e alertando os agentes de saúde.

Não é preciso ser uma grande companhia, nem investir em grandes tecnologias para utilizar o big data. Pequenas e médias empresas capixabas, da área de educação, saúde, varejo e serviços, estão se beneficiando, sem perceber, o poder dos dados (em menor proporção) para assegurar vendas e direcionar campanhas.

Ao fazer uma ação direcionada no Facebook, por exemplo, é possível estimar o tamanho do público apenas com base nos hábitos de consumo. Em campanhas do Googles, se pode direcionar os anúncios segundo renda e consumo online.

E não é preciso ir longe. Com o Google Analytics (que não é uma ferramenta de big data, mas fornece informações importantes) ou com ferramentas de análises de redes sociais, ou ainda com o Facebook Topic Data, é possível estimar, apenas usando cruzamentos de dados, a expectativa de acessos de um site, o tamanho de uma pesquisa sobre um produto e possíveis tendências de queda nas vendas nos próximos meses.

Falta às empresas, porém, saber utilizar e confiar nesses dados, seja com ferramentas mais sofisticadas, seja com ferramentas mais simples.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn