A hora e a vez dos influenciadores

Rostos desconhecidos da maioria, mas ídolos de fãs fiéis: como a nova geração está consumindo tudo o que essas pessoas falam?

Com a alta utilização de redes sociais entre a população brasileira, que têm hoje 90% de penetração entre a população com mais de 13 anos, alguns usuários têm alcançado uma legião de fãs e chamado a atenção das marcas: são os conhecidos influenciadores.

Desde 2012 o Youtube é marcado por uma onda de canais que crescem exponencialmente ano a ano e que trazem consigo uma legião de fãs. Há poucos dias tivemos a notícia que um canal do Whindersson Nunes, um jovem de apenas 21 anos, tornou-se o maior do Brasil, com 12 milhões de assinantes. Ele ultrapassou o Porta dos Fundos, que ficou na liderança por mais de dois anos.

Esses números mostram algo importante: influenciadores conseguem conversar com seu público de maneira íntima. Falam sobre os assuntos que eles gostam e atraem muito mais do que as celebridades da TV, por exemplo. Isso faz com que as marcas optem por utilizá-los para divulgar seus produtos na rede, pois, além de muitas vezes mais baratos que uma celebridade de TV, eles contam com fãs extremamente fiéis.

Essas figuras da internet não estão somente no Youtube, mas também em blogs, Snapchats, Facebook, Instagram e diversas outras redes sociais. Especialistas não negam que hoje uma campanha boa na internet provavelmente terá alguma participação, mesmo que indireta, de um influenciador. Com eles, ela seguramente irá se propagar com muito mais velocidade que uma campanha simples patrocinada. E até agora, isso tem funcionado muito bem.

A estratégia é adotada por praticamente todas as grandes marcas do varejo, redes de fast-food, bancos e telefonia, mas não fica restrita apenas a grandes anunciantes. Mesmo os pequenos estão aproveitando influenciadores em ascensão, que possuem um custo menor e estão atraindo mais consumidores.

Em sua próxima campanha de marketing digital, não deixe de pensar em como um influenciador pode ajudar sua marca. Encontre aquele que mais se encaixa no perfil do seu público e não caia em armadilhas: crie um propagador dos ideais da sua marca, e não um garoto-propaganda.

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