Você sabe o que é obsolescência programada?

A Obsolescência programada visa a redução da vida útil do produto através da durabilidade, nesta estratégia o mercado alia-se a tecnologia para que o produto deixe de funcionar em um determinado prazo para que o consumidor seja forçado a realizar uma nova compra.

O termo foi visto pela primeira vez em um projeto de lei de Nova York. Elaborado pelo famoso corretor Bernard London, como solução para a grande depressão de Wall Street, ele sugeriu fazer dessa estratégia algo obrigatório por lei.

Pela proposta todos os produtos teriam vida útil pré-definida e no final deste prazo estariam legalmente considerados mortos e obrigatoriamente teriam que ser descartados, ou seja, já seriam fabricados com projeção de ultrapassado. Bernard com essa proposta, acreditava no aquecimento da economia com o aumento de consumo e emprego. Ela foi recusada, mas apesar disso, essa estratégia é utilizada até hoje.

Separamos um documentário europeu The Light Bulb Cospiracy (A conspiração da lâmpada), produzido por Cosima Dannoritzer,  que apresenta os fatos e consequências da adoção desta estratégia. Sem sombra de dúvidas, ele é enriquecedor para comunicadores diagnosticarem e otimizarem planejamentos mais assertivos e duradouros para os seus clientes, visando a ética profissional e também, para se tornar um consumidor mais consciente.

Confira:

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