Lucro que faz o bem para a sociedade


 

Lucro que faz o bem para a sociedade

Flavia Rodriguez é presidente da Criativa Comunicação Integrada

Os empresários podem aumentar o lucro de seus negócios se fizerem o bem para a sociedade. Parece coisa de sonhador, não? Afinal, existe uma dificuldade histórica em unir, verdadeiramente, os empreendimentos a projetos sociais e ambientais. Mas é o que defendem professores da Harvard Business School, a partir do conceito de shared value (valor compartilhado).

De acordo com nomes como o professor Michael Porter, que tive o privilégio de conhecer recentemente em um curso que fiz nessa escola de negócios, podemos ser mais otimistas, pois o tão criticado capitalismo está em transformação: o mundo dos negócios caminha para um cenário onde as companhias desempenham papel crucial ao resolver grandes questões sociais, e a boa notícia para os executivos é que as empresas irão lucrar muito com isso.

Quando as empresas conseguem promover progresso social, reduzindo, por exemplo, problemas como pobreza e ocorrência de doenças, elas encontram um meio mais vantajoso para operar. O case da Anglo American, uma das maiores mineradoras do mundo, é uma ótima ilustração. Visando a proteger sua força de trabalho e reduzir o absenteísmo, a companhia criou o primeiro programa em larga escala na África para identificar e tratar o vírus da Aids. Incrível, não?

E além de tirar proveito em termos financeiros do bem que farão às comunidades, os negócios irão ainda recuperar sua imagem diante do público. Não é raro que as companhias sejam vistas como antagonistas do bem comum. Diante dos olhos das comunidades, elas seriam, com ou sem razão, causadoras de uma série de problemas. O empresariado tem em mãos armas poderosas, mas nem sempre se dá conta – está com o setor privado, muitas vezes, a expertise para se resolver vários problemas que afligem o mundo.

O mundo e o Brasil vivem tempos difíceis. Porém, mais do que nunca, tenho esperança em um futuro mais promissor para todos. Que tal se nós, empreendedores, aproveitássemos o final de ano para refletir sobre os impactos positivos que podemos causar na sociedade?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *