IGTV: o que esperar da plataforma de vídeos do Instagram em 2019?


 

Completados seis meses de uso, o IGTV – canal de vídeos do Instagram, ainda não caiu no gosto dos usuários e anunciantes. Afinal, será que essa aposta do Instagram vai se disseminar ou ficará pelo caminho como tentativas semelhantes de alcançar os usuários do YouTube, a exemplo do Facebook Watch?

Segundo estudos divulgados pelo próprio aplicativo de fotos e vídeos, a expectativa é que até 2021, o vídeo no celular seja responsável por 78% do tráfego total de dados móveis. Com a marca atual de 1 bilhão de usuários – em que cerca de 80% destes seguem o perfil de uma marca – o Instagram busca aproximar o público dos criadores de conteúdo com vídeos verticais de duração maior que dos stories e do feed. A inovação, no entanto, esbarra em alguns obstáculos e não conseguiu alcançar o mesmo sucesso a curto prazo que o Instagram Stories.

Para 2019, a tendência é que o Instagram faça grandes investidas para tornar a plataforma mais atrativa para consumidores, criadores de conteúdo e empresas. Possibilitar que os criadores de conteúdo façam dinheiro com este canal através da inserção de anúncios é um dos caminhos que podem ser trilhados este ano – não ter uma recompensa ou possibilidade de monetização, tem tirado dos influencers o ímpeto de gerar conteúdo no IGTV por ser ”de graça”.

Outra investida do aplicativo para o seu canal de vídeo, a “TV postável”, é a parceria que já foi ao ar com o SBT, através da séria #CiladasDeNatal. A rede social e o SBT fizeram uma parceria utilizando três atrizes da emissora: Maísa Silva, Larissa Manoela e Flavia Pavanelli. Episódios curtos, de aproximadamente 3 minutos cada, convidando os usuários para interação estão disponíveis no perfil da emissora, mas não serão exibidos na TV Aberta. A ideia partiu da própria rede social, que vê no SBT um engajamento muito forte com o público jovem no Brasil. O ineditismo do fato está na produção de conteúdo por um canal de TV aberta, no formato vertical, elaborado exclusivamente para a rede social.

Mas, o que você, empreendedor, deve postar no IGTV? Vale a pena investir nessa plataforma? Nós, da Criativa Comunicação Integrada, entendemos que sim, o IGTV pode alavancar os negócios de pequenas, médias e grandes empresas. Primeiramente, um bom conteúdo é aquele que entrega valor para o público consumidor. Você deve conhecer a fundo sua persona e entender exatamente que tipo de vídeo ela consome na internet. Conteúdo didático, entrevistas, feed backs de consumidores e amantes da marca, tutoriais, enfim, são várias as possibilidades de agregar valor ao seu negócio e apresentar-se como autoridade no seu segmento, através do IGTV.

Na época do lançamento dessa plataforma, o então CEO do Instagram, Kevin Systrom, afirmou que meta inicial do projeto era o gerar engajamento, “mas, obviamente é um lugar muito interessante para estar. Haverá muitos criadores de conteúdo ganhando dinheiro na plataforma”. Fica então o anseio dos usuários e grandes marcas pelo avanço do IGTV em 2019, uma vez que a evolução do consumo de vídeos verticais passa quase que exclusivamente pelo Instagram, dada a migração dos usuários de YouTube e Facebook para essa mídia social.

Ainda não conhece o IGTV? Acesse o link https://bit.ly/2JTKDZX e confira a apresentação da plataforma.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *