Idealizadora do robô Lysa é finalista de prêmio internacional


 

Neide Sellin

Foto: Cartier Women’s Initiative Awards

A cientista da computação Neide Sellin, responsável pelo desenvolvimento do robô cão-guia Lysa, é uma das finalistas do Cartier Women’s Initiative Awards, prêmio que tem por objetivo promover mulheres empreendedoras e seus projetos. O prêmio é realizado pela joalheria francesa em parceria com a INSEAD Business School, McKinsey & Company e o Fórum de Mulheres para a Economia e Sociedade.

São no total 18 finalistas, das quais sairão seis vencedoras. Foram 2,8 mil projetos inscritos, de mais de 100 países, e Neide Sellin é finalista pela América Latina. As ganhadoras serão conhecidas no final de abril, em evento realizado em Cingapura. Entre os critérios de avaliação estão criatividade, viabilidade financeira e potencial de crescimento e impacto para a sociedade.

O robô Lysa, que imita as funções de um cão-guia, alertando os usuários quanto a presença de obstáculos em ruas e calçadas por meio da emissão de sinais sonoros, tem o objetivo de proporcionar mais liberdade, autonomia e segurança a deficientes visuais.

A tecnologia começou a ser pesquisa por Neide Sellin em 2011 e o produto começou a ser comercializado no ano passado, depois que o projeto venceu disputa no programa Shark Tank, do Canal Sony Brasil, e recebeu investimentos. “Estamos trabalhando numa versão mais moderna. Há uma lista de interessados de mais de 250 nomes, vindos do mundo todo”, comemora Neide Sellin, que comanda a startup VixSystem, na Serra.

A Criativa Comunicação Integrada aposta no projeto desde o início. A agência foi responsável pelo lançamento do robô Lysa, realizando serviços como criação de logomarca, vídeos, assessoria de imprensa e gestão redes sociais. “O percurso de Neide prova como é importante apostarmos em ideias revolucionárias. O caminho nunca é fácil, mas é viável, cabe ser persistente. Cada vez mais a economia nos mostra que haverá sempre lugar para iniciativas que melhoram a vida das pessoas”, lembra a presidente da Criativa, Flavia Rodriguez.

Saiba mais sobre o Cartier Women’s Initiative Awards no site https://www.cartierwomensinitiative.com

Compartilhe:
There are 1 comments for this article
  1. Eunice B Machado at 18:03

    Parabéns mais uma vez a essa Equipe Criativa incansável na conquista de prêmios e na publicidade séria e de qualidade indiscutível. O sucesso da clientela com a aceitação dos produtos em diferenciados nichos de mercado tem sido uma constante. Vitória se orgulha de vcs, Flávia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *