A identidade musical de uma marca

O som tem grande impacto nas pessoas e ser lembrado por causa deles é uma nova abordagem a ser pensada.

A Music Branding é a mais nova tendência explorada por grandes marcas para se posicionar e ser lembrada por seus clientes. Há muito tempo se discute, dentro do Branding, qual o tom de voz de uma marca, como ela se apresenta para o seu público, em qual arquétipo ela se encaixa.  Ou mesmo em sua identidade, qual cor e formatos deverão atrair melhor o seu público. Diante de tantas etapas na construção e gestão da marca, ainda existe espaço para diversos outros pontos a serem trabalhados, como a questão da Identidade Musical, que não é nova, mas começa a ganhar força.

Grandes empresas, como Heineken, Budweiser, Bhrama e Coca-Cola estão se firmando como empresas que possuem identidade musical e querem ser lembradas quando você ouve uma determinada música e têm aplicado esse conceito apoiando festivais específicos, que remetem ao mesmo estilo musical que corresponde àquela marca.

Assim como a Bhrama patrocina diversos festivais sertanejos, a Heineken patrocina festivais de rock e a Budweiser grandes shows pops. Mas isso não fica restrito somente a grandes marcas. Pequenas empresas estão selecionando músicas e playlists específicas para executar em seu ambiente. Assim como o cheiro, as cores e o design de uma loja, por exemplo, ficam marcados na memória das pessoas, a música e outros sons também passam a fazer parte da experiência do usuário com a marca.

Em uma campanha recente, a Heineken criou um comercial com a música Bohemian Rhapsody, do Queen, a fim de firmar sua identidade musical e ainda celebrar o patrocínio de mais de 1000 festivais mundo afora. O comercial pode ser visto abaixo.

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