Apesar de queda na circulação, mídia impressa permanece essencial para a sociedade

Encontro debateu o papel de jornais e revistas e lembrou que eles se adaptam aos novos tempos.

Não é novidade que jornais e revistas vêm sofrendo quedas na circulação devido, entre outros fatores, ao crescimento dos meios digitais. Mas em defesa dos mais tradicionais veículos de comunicação, o presidente do Grupo Abril, Walter Longo, lembra que a importância dos impressos para a sociedade permanece inabalada, mantendo um status importante mesmo diante das outras mídias. “Foi a mídia impressa que descobriu os últimos escândalos de corrupção”, recordou. “A mídia impressa se adapta, se reinventa, mas continua com características imprescindíveis”, alertou, durante o 2º Summit de Comunicação. 

Cabe lembrar que pesquisas identificam aumento na credibilidade da mídia impressa – no ano passado, por exemplo, uma sondagem da Fundação Getúlio Vargas detectou que a confiança na informação em papel subiu de 44% para 47% entre os entrevistados, enquanto que a credibilidade das emissoras de TV passou de 33% para 34%. 

As marcas precisam enxergar além das novidades dos meios digitais e da popularidade das TVs. Talvez os jornais e revistas já não atinjam tanta gente quanto no passado, mas continuam chegando às mãos de um público qualificado e formador de opinião. 

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